Notícias
O procedimento está sendo aplicado no bairro Vila Anair a fim de identificar ligações indevidas das redes de escoamento da chuva às redes de esgoto. Já foram vistoriados poços de visita (estrutura que dá acesso às tubulações) na rua Ângico, local com registros frequentes de entupimentos e extravasamentos de tubulações ocasionados pelo mau uso das redes. A previsão é de que o teste também seja realizado em outras regiões do município pelos próximos meses.
O fumacê é uma técnica que consiste na aplicação de uma fumaça não tóxica nas entradas das tubulações, apontando onde há ligação direta da rede pluvial à cloacal. Quando verificada a irregularidade, o proprietário da residência é notificado e devidamente orientado a viabilizar a drenagem adequada da água da chuva.
As redes de esgoto são dimensionadas para receber apenas os dejetos domésticos e quando o escoamento da chuva é direcionado para essas tubulações há sobrecarga, ocasionando uma série de problemas como mau cheiro, o retorno do esgoto para as residências e até o rompimento em vias públicas. Além disso, as ligações clandestinas também afetam o meio ambiente, pois quando o esgoto é destinado à rede pluvial, segue diretamente aos mananciais sem passar pelo tratamento nas estações.
Além da conexão direta das redes, outros maus hábitos como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgoto potencializam os prejuízos ao sistema. Por meio da prestação de seus serviços, a Ambiental Metrosul trabalha permanentemente para reverter essa situação, mas reforça a importância da população também fazer sua parte para que o esgotamento sanitário nos municípios seja cada vez mais eficiente. Nesse sentido, a empresa realiza campanhas de conscientização, com entrega de material informativo junto aos moradores, alertando quanto ao mau uso das redes.
Integrado às vistorias realizadas periodicamente pela Metrosul nos nove municípios atendidos pela empresa na Região Metropolitana de Porto Alegre, o teste fumacê já foi feito em Gravataí, Viamão e Esteio.