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Em evento na manhã desta terça-feira (30), na sede da Ambiental Metrosul, o presidente da Corsan, Roberto Barbuti; os diretores da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes e Fábio Arruda; os prefeitos de Canoas e Esteio, Jairo Jorge e Leonardo Pascoal, respectivamente; representando o prefeito de Eldorado do Sul, o secretário de habitação, João Ferreira, e representantes das agências reguladoras, se reuniram para celebrar um ano de operação da PPP do saneamento, comemorado nesta quarta, 1º de dezembro.
“A data marca muito mais do que um ano de uma iniciativa que foi inovadora no Rio Grande do Sul. É a prova de que quando se constrói um processo de forma adequada, temos alternativas para agilizar os serviços e atender a população de forma qualificada. É neste caminho que estamos indo no modelo de privatização da Corsan. Buscando alternativas para atender a população, otimizando os recursos. Assim, todos ganham,” destaca o presidente da Corsan, Roberto Barbuti.
Nesse período, não foram medidos esforços para proporcionar, a um número cada vez maior da população, melhores condições de saneamento. Em Canoas e Viamão, quase 20 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a antecipação das obras de expansão do sistema com a construção de mais de 30 quilômetros de rede de esgoto. Em 12 meses de operação, a Metrosul também alcançou 200 mil economias atendidas, sendo que foram mais de 28 mil novas conexões à rede pública executadas no período, trazendo mais saúde e qualidade de vida à população, preservação do meio ambiente e desenvolvimento aos municípios. Com essas ligações, o equivalente a 1.172 piscinas olímpicas de esgoto deixarão de ser despejadas sem tratamento na natureza ao ano.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destaca a importância da PPP para o desenvolvimento dos municípios e do Estado, priorizando sempre o cidadão. “Hoje estamos colhendo os resultados desta parceria vitoriosa. Celebrando um exemplo que deu certo e que vai dar ainda mais certo com a universalização. É com 100% de saneamento q vamos devolver o Rio dos Sinos, o Rio Gravataí, ao povo das nossas cidades. Esse é o desafio de todos nós. Há muito a ser feito, mas com força e perseverança, chegaremos lá”, comemora.
O período também foi marcado pela entrega de todos os planos operacionais, investimentos em novas tecnologias, renovação do parque de hidrômetros e gerenciamento do plano de expansão com a elaboração do cronograma de ampliação da cobertura de coleta e tratamento para 87% nos próximos 10 anos. As 125 estações de tratamento e bombeamento de esgoto estão sendo recuperadas e modernizadas recebendo desde melhorias prediais (limpeza, pinturas, nova iluminação, etc) até intervenções operacionais. Os mais de quatro mil serviços de manutenções corretivas e preventivas nos equipamentos, adequações nos quadros de comandos elétricos e automação dos sistemas garantiram melhores condições de operação. A limpeza de decantadores e lagoas, renovação de válvulas e reatores, além da troca e instalação de quase 150 bombas potencializaram a eficiência dos processos. Atualmente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados por dia nas ETEs administradas pela empresa.
Com a transferência total do sistema de saneamento junto à Corsan em junho deste ano, também entrou em operação a nova estrutura do Centro de Controle Operacional. Com a renovação tecnológica e interligação de sistemas, o CCO permite monitorar, 24 horas por dia e em tempo real, o funcionamento das ETEs e EBES bem como os 2,6 mil kms de rede coletora sob a responsabilidade da Metrosul, tornando ainda mais rápida a atuação da empresa frente às mais diversas situações durante a operação como intervenções e manutenções.
A prestação de serviço ágil e de qualidade é outro aspecto a ser destacado nos primeiros 12 meses. Foram 105 mil atendimentos realizados no período, uma média de 290 ao dia. As equipes de serviços da Ambiental Metrosul realizaram 20 mil trabalhos de manutenção das redes, reparos, limpeza e desobstrução de tubulações, entre outras intervenções fundamentais para o bom funcionamento do sistema de saneamento. Também foram trocados 85 mil hidrômetros com idade superior a cinco anos, validade próxima de expirar ou, ainda, com avarias em função das condições de conservação. Até junho de 2022, a previsão é de 206 mil equipamentos sejam substituídos.
A eficiência operacional neste primeiro ano foi assegurada graças ao engajamento e empenho das equipes que, mesmo em um momento tão atípico e cheio de obstáculos, foram incansáveis em fazer o trabalho dar certo. “Determinação é a palavra que marca esse período. Os muitos desafios superados também nos deram força para alcançar os objetivos propostos e a seguir trabalhando por ainda mais conquistas”, comenta o Diretor executivo, Fábio Arruda.
Para o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, é uma parceria de muitos resultados e de muitas expectativas para o futuro. “Saneamento é uma pauta complexa e é muito gratificante ver que esteja cada vez mais ganhando espaço. Temos convicção de que os resultados que serão apresentados ao longo da PPP significarão melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades”, ressalta.
COMPROMISSO COM AS COMUNIDADES
Temos o propósito de valorizar os muito Brasis presentes nas regiões em que atuamos, respeitando suas particularidades e diferenças. Para entender melhor as necessidades de cada local, neste primeiro ano trabalhamos fortemente na aproximação junto às comunidades dos nove municípios atendidos pela PPP. Foram aproximadamente 540 encontros realizados com lideranças locais e entidades representativas para ouvir os anseios e carências e agir pontualmente em cada região. Nesse sentido, desenvolvemos algumas iniciativas a fim de aprimorar nosso atendimento além de uma prestação de serviço ágil e de qualidade. Os programas de responsabilidade socioambientais contemplam ações de conscientização e educação voltados à preservação do meio ambiente, desenvolvidas e aplicadas conforme as necessidades locais. Entre os projetos estão o Portas Abertas, que permite às comunidades conhecer as instalações operacionais da empresa; De Olho no Óleo, que aborda o descarte correto do resíduo nas residências e alternativas de reutilização, além do Pescar, projeto que oferece para jovens em idade escolar e situação de vulnerabilidade social, formação na área de eletromecânica. Além desses, mais de 63 mil visitas porta a porta foram feitas pelas equipes de adesão que, informam e orientam a população sobre a importância do tratamento de esgoto e promovem a conscientização dos moradores quanto aos cuidados para que o sistema de esgotamento nas cidades seja cada vez mais eficiente.
RECUPERAÇÃO DA BIODIVERSIDADE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Ao prestar um serviço eficiente e de qualidade, a Ambiental Metrosul também está empenhada em manter o equilíbrio e o convívio com a fauna e a flora locais, respeitando e cuidando de cada ecossistema presente ao redor. Nas nossas estações, diversas espécies já foram encontradas, e um estudo foi iniciado para identificar e indicar os tipos, as áreas que utilizam, bem como a existência de espécies em extinção.
Além dos benefícios à população, a obra de ampliação da rede de esgoto do bairro Harmonia, em Canoas, também representa em um significativo impacto ambiental à cidade, pois contribui diretamente com a despoluição da Vala da Curitiba. Hoje, o esgoto doméstico gerado no bairro segue direto à vala pelas galerias de águas pluviais. A nova rede coletora reduzirá consideravelmente a emissão dos resíduos para o local já que o esgoto dessas residências será direcionado à estação Mato Grande para o tratamento.
NOSSO FUTURO É AGORA
Ao melhorar os índices de saneamento, garantindo saúde e qualidade de vida à população da Região Metropolitana de Porto Alegre, também temos como propósito impactar positivamente as comunidades por meio de iniciativas que contribuam para a redução das diferenças sociais e na construção de um futuro cada vez mais sustentável. Nesse sentido, as próximas ações reforçam nossos pilares, com atividades focadas em educação, saúde e geração de renda. Marcamos o começo do segundo ano de operação firmando parcerias para a doação de lodo e do composto orgânico gerado no Centro de Compostagem que está sendo implantado na Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande, em Canoas, além da destinação sustentável dos resíduos produzidos em nossas unidades. As iniciativas contribuem com o desenvolvimento da agricultura familiar, além de reduzir a utilização de aterros sanitários e lixões para o descarte de resíduos. Voltada ao desenvolvimento da população local, a Ambiental Metrosul também está estruturando, com previsão para o começo do próximo ano, curso de capacitação de mulheres na área de saneamento.
Pensando em gerações ambientalmente mais conscientes, também voltamos nosso olhar à educação infantil. A partir de março de 2022, o Parque Ambiental na Mato Grande receberá alunos da rede pública de ensino para conhecer o processo de tratamento de esgoto até o retorno ao meio ambiente. Também no primeiro semestre acontecerá a formatura da primeira turma do Projeto Pescar Unidade Metrosul. Após um ano de preparação com o curso de iniciação profissional em eletromecânica, nossos 10 jovens encerram esse período de aprendizado para iniciar sua trajetória no mercado de trabalho.
Além dessas iniciativas, a Metrosul intensificará a campanha de conexão à rede pública de esgoto, destacando a importância do tratamento para a população, desenvolvimento dos municípios e preservação do meio ambiente.
Para o Diretor-presidente da Metrosul, Ângelo Mendes, contar com o comprometimento e contribuição permanentes da Corsan facilita o avanço dos trabalhos e o sucesso da PPP. “O esforço conjunto pela antecipação das obras já neste ano é um dos exemplos que reforçam a relação de confiança que mantemos. O bom relacionamento segue nos abrindo portas e dando segurança para continuarmos firmes no propósito que temos em comum de que cada vez mais a população tenha acesso a um sistema de saneamento de qualidade”, ressalta.