Notícias
As equipes de serviços da Ambiental Metrosul atendem a uma média diária de 200 chamados que incluem trabalhos de manutenção das redes, reparos, limpeza e desobstrução de tubulações, fundamentais para o bom funcionamento do sistema de saneamento. Além disso, estão realizando a troca dos hidrômetros com validade vencida, próxima de expirar ou, ainda, com avarias em função das condições de conservação. Conhecidos popularmente como relógios, os equipamentos medem o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural comprometendo o seu funcionamento. Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.
Em três meses de operação, foram instalados 10,9 mil novos aparelhos nos nove municípios atendidos pela empresa, sendo que os maiores volumes aconteceram em Gravataí e Canoas, com mais de três mil trocas cada. A renovação do parque de hidrômetros na Região Metropolitana de Porto Alegre foi assumida pela Metrosul quando firmada a parceria público-privada, e a previsão é de que 250 mil equipamentos sejam substituídos até o segundo semestre de 2022. A atualização dos hidrômetros é realizada rotineiramente pelas equipes da empresa e não gera custo adicional ao cliente.
“Os investimentos que estamos promovendo em melhorias dos nossos serviços, bem como na utilização de novas tecnologias, são muito importantes para aprimorarmos cada vez mais a eficiência e qualidade do nosso atendimento”, destaca o Diretor Executivo da Ambiental Metrosul, Fábio Arruda.
MONITORAMENTO EM TEMPO REAL
Como parte da evolução tecnológica do parque de hidrômetros que a Ambiental Metrosul está promovendo, a partir de abril a empresa começa a implantar aparelhos de telemetria nos hidrômetros. Com isso, o CCO – Centro de Controle Operacional poderá monitorar o funcionamento dos equipamentos em tempo real, agindo rapidamente quando identificar eventuais problemas que os hidrômetros possam apresentar.