Notícias

Ver notícia

Oito jovens se formaram pela Unidade Projeto Pescar Ambiental Metrosul e estão prontos para atuar na área

André, Cauan, Felipe, Melissa, Miqueias, Nathália, Sibele e Victor foram selecionados em junho de 2020, entre mais de 520 candidatos inscritos para compor a primeira turma da Unidade Projeto Pescar Ambiental Metrosul e, depois de 11 meses, foram graduados durante solenidade na noite desta segunda-feira (20), em Canoas. A escolha da empresa na formação de profissionais para a área de eletromecânica em saneamento vai ao encontro do crescimento do segmento, que expandiu desde a implantação do novo marco regulatório.

Foram 900 horas de aulas – entre encontros remotos e presenciais – em que os jovens tiveram a oportunidade de trabalhar aspectos de desenvolvimento pessoal e profissional por meio de conteúdos voltados ao autoconhecimento, relacionamento interpessoal, comportamento e cidadania, empreendedorismo, saúde e sustentabilidade. Entre os técnicos, os alunos ampliaram seus conhecimentos em soldagem elétrica, desenhos técnicos, entre outros. Nesse sentido, vale ressaltar o desempenho das jovens Melissa, Nathália e Sibele, que se destacaram na turma mesmo que essas atividades ainda estejam relacionadas ao público masculino. O curso foi ministrado por uma educadora social e contou, ainda, com a contribuição voluntária de 20 colaboradores da Metrosul na aplicação de conteúdos que somaram à formação dos alunos. Eles também puderam complementar suas habilidades e conhecimentos com os cursos de capacitação e desenvolvimento profissional da Academia Aegea, o portal de aprendizado do Grupo oferecido aos colaboradores e que também foi disponibilizado aos jovens do Projeto.

Além dos jovens formandos e familiares, a cerimônia de formatura da primeira turma do Pescar Metrosul também contou com a presença dos diretores da empresa, Angelo Mendes e Fabio Arruda; da gerente do Programa Social Pescar, Silvia Regina dos Santos e colaboradores da Ambiental Metrosul. “Foi um privilégio participar do processo de transformação desses jovens que certamente encerram esse importante ciclo em suas vidas melhores e mais preparados. Pra nós da Metrosul, mais que um orgulho, vê-los chegar até aqui é a certeza que todos os esforços para que o Projeto Pescar se tornasse uma realidade na nossa empresa não foram em vão”, fala com entusiasmo o diretor-presidente Angelo Mendes.

 

A gestão do Projeto Pescar na Metrosul é da área de Responsabilidade Social, com a atuação do articulador Mateus Alves, responsável pelo relacionamento da Fundação com a empresa. Para ele, essa formatura é duplamente especial. “Ser a primeira turma do Projeto na empresa já e motivo de orgulho a todos nós. Mas ver os jovens conquistarem, e merecerem, o dia de hoje é muito gratificante por todos os obstáculos e desafios que foram superados desde a implantação até a concretização do projeto durante a pandemia. Mateus comenta, ainda, que “participar do Pescar e ser uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional tanto para os jovens como a todos que, de alguma forma, se engajam e acreditam ao projeto.”

Com a formação, os jovens estão aptos à participarem de processos seletivos na própria Ambiental Metrosul e outras empresas que desejam oportunizar aos alunos sua primeira experiência profissional. Interessados devem contatar o articulador Mateus por meio do e-mail mateus.alves@ambientalmetrosul.com.br.

O curso de iniciação profissional da Unidade Ambiental Metrosul retoma as atividades em fevereiro de 2023, passando a acompanhar o calendário letivo escolar.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Metrosul e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Metrosul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.