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Na última sexta-feira, 1°, a Ambiental Metrosul completou o primeiro mês à frente dos serviços de coleta e tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela PPP da Corsan. A fim de agilizar os processos assumidos e avançar com sua atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre, a empresa mantém intensos os trabalhos programados. Ao longo deste primeiro ano de operação estão previstos, ainda, investimentos em novas tecnologias, hidrometria e telemetria, reforma e integração de sistemas, obras em edificações, entre outros.

Nos primeiros 30 dias de operação assistida – que segue até maio, quando a Metrosul assume plenamente os trabalhos – as equipes de campo realizaram, aproximadamente, mil atendimentos voltados à manutenção, reparo e desobstrução das redes de esgoto. Desses, 86% foram atendidos em um prazo médio de 24 horas.

Além das melhorias nas estações de tratamento e bombeamento, que acontecem desde o começo da operação, e estruturação do Centro de Controle Operacional, cujo monitoramento será ampliado no primeiro semestre deste ano, a Ambiental Metrosul já está promovendo a renovação do parque de hidrômetros – foram 3,1 mil equipamentos substituídos neste primeiro mês – e realizando as visitas porta a porta, quando as equipes fazem as vistorias dos sistemas de esgoto das residências e atuam na conscientização sobre a importância da coleta e tratamento. Nesse sentido, a empresa também já iniciou a aproximação com as associações de bairro e lideranças comunitárias para entender melhor a realidade da população dos locais atendidos pela Parceria, podendo agir mais pontualmente nas demandas dessas regiões.

Concomitantemente, a empresa trabalha nos projetos e licenças relacionadas às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que começam em 2022, por Canoas. Em até 11 anos, a Ambiental Metrosul vai expandir para mais de 87% o número de residências com a coleta e tratamento de esgoto na RMPA, beneficiando em torno de 1,7 milhão de pessoas.

A partir de março deste ano, a Metrosul também começa a colocar em prática seus programas socioambientais. As iniciativas, que contemplarão ações de conscientização e educação voltados à preservação do meio ambiente, serão desenvolvidas e aplicadas conforme as necessidades de cada localidade. Entre os projetos estão o Portas Abertas, que permitirá às comunidades atendidas pela PPP conhecer as instalações operacionais da empresa; De Olho no Óleo, que abordará o descarte correto do resíduo nas residências e alternativas de reutilização, além do Pescar, projeto que oferecerá para jovens em idade escolar e situação de vulnerabilidade social, formação na área de eletromecânica.

 

PRIMEIRO MÊS EM NÚMEROS

1 mil atendimentos realizados

3,1 mil hidrômetros trocados

Melhorias em 44 estações de tratamento e bombeamento

2 mil vistorias para liberação de rede

12,6 mil visitas porta a porta

 

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