Notícias
Foram implantados três quilômetros de rede coletora, previstos no plano de expansão para o município. A expectativa é que sejam 240 quilômetros de nova tubulação até 2031. Os trabalhos aconteceram nas ruas Santa Maria, Bento Gonçalves e Avenida Antônio Batista, onde também foram instalados os terminais de inspeção de limpeza (TIL), habilitando a conexão de mais de 300 imóveis à rede pública de esgoto. Isso equivale a 13 piscinas olímpicas a menos de esgoto despejado no ambiente por ano.
Para realizar essa etapa, no entanto, a Metrosul reforça aos moradores desses locais que aguardem o comunicado da Corsan com as devidas orientações e procedimentos para fazer a ligação intradomiciliar. Esse é o sistema interno que conectará a residência à nova rede implantada, e sua execução é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Dúvidas e mais informações devem ser encaminhadas à Companhia de Saneamento nos canais de atendimento online ou telefone 0800 646 6444.
A nova rede coletora atenderá, inicialmente, em torno de 1,2 mil munícipes que, com a conexão, contarão com todos os benefícios do tratamento de esgoto como mais saúde e qualidade de vida, além de contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Viamão. Essa intervenção integra o conjunto de investimentos que foram antecipados pela Metrosul este ano, visando a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto e melhora dos índices de saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre.