Notícias

Ver notícia

Entre as ações está a implantação da nova rede que vai direcionar o esgoto coletado no bairro São Sebastião para a Estação de Tratamento Novo Esteio. Os trabalhos, que acontecem na rua Rio Grande, estão 60% concluídos e a previsão é de que até o final de março a ETE seja totalmente desativada.

Com isso, todo o esgoto gerado na região será transferido para uma estação mais moderna, com sistema de tratamento mais avançado e que opera com tecnologia de ponta, contribuindo ainda mais com a eficiência do saneamento local. A desativação da ETE Moradas de Esteio também deverá eliminar o problema do mau cheiro nas proximidades uma vez que a estação Esteio/Sapucaia do Sul já atua com o tratamento por meio de lodos ativados, sem a geração de odores durante o processo.

Para oferecer à comunidade um sistema de esgotamento sanitário cada vez melhor e uma prestação de serviço de qualidade, além das obras para ampliação da rede, desde dezembro a Ambiental Metrosul executa uma série de outras melhorias estruturais e operacionais na estação Novo Esteio. Revitalização predial e de sistemas, manutenção das lagoas de tratamento, limpeza dos decantadores e prolongamento da tubulação do reator estão entre elas. Diariamente, a empresa também realiza os trabalhos de manutenção das redes: vistorias e consertos de vazamentos de esgoto, desobstruções e limpezas de tubulações, manutenção em caixas de inspeção, etc.

De acordo com o Diretor Executivo da Ambiental Metrosul, Fábio Arruda, a desativação da ETE estava sendo tratada desde o começo da operação junto aos órgãos competentes. “Está operacionalmente defasada e degradada pelo tempo. Não faz sentido investir na reforma de uma estrutura obsoleta já que temos à disposição uma estação de tratamento muito mais adequada, moderna, e com alta capacidade e performance”, destaca.

Arruda ainda ressalta que a população não sofrerá nenhum prejuízo com a descontinuidade da estação de tratamento. “Muito pelo contrário. A transferência da operação vai nos dar um ganho operacional bastante significativo. A estação Novo Esteio passou por muitas melhorias, está em plena atividade e comporta perfeitamente a nova demanda”, conclui.

A ETE Esteio/Sapucaia do Sul tem capacidade de tratamento de 250 litros de esgoto por segundo, 50 vezes maior que a capacidade da estação que será desativada. Em Esteio, a Ambiental Metrosul, opera, ainda, três estações de bombeamento de esgoto.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Metrosul trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.