Notícias

Ver notícia

Em ação conjunta na manhã desta quinta-feira (9), foram plantadas em torno de 50 mudas de ingá, araçá e pitanga. A iniciativa tem como objetivo recuperar o entorno de um córrego de água natural do Arroio Guajuviras, afluente do Rio dos Sinos, área de preservação permanente, conforme lei federal, degrada pelo descarte irregular de resíduos e cobertura vegetal deficiente em espécies nativas. O local foi definido pelas equipes técnicas da SMMA e da Metrosul, e a ação contou com a participação do prefeito do município, Nedy de Vargas Marques; dos diretores da empresa, Angelo Mendes e Fabio Arruda, e de colaboradores voluntários, além do Secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, e de profissionais da pasta.

Antecipando o plantio, equipes da Prefeitura de Canoas realizaram a limpeza do terreno e aproximadamente 10 caminhões de lixo e outros materiais foram recolhidos. “A situação degradante da área reforça a importância da educação ambiental como uma pauta que precisa ser abordada permanentemente em todos os âmbitos da sociedade”, comenta a Coordenadora de Meio Ambiente da Ambiental Metrosul, Fernanda Cenci.

Para ela, o plantio das mudas não representa somente uma ação pontual no mês do meio ambiente, pois complementa uma série de outras iniciativas ambientais que estão sendo implementadas pela empresa. “Entendemos que nossa responsabilidade vai além da operação, tratando o esgoto e devolvendo em condições aos mananciais. Somamos à nossa atuação o engajamento efetivo em ações que reforcem o nosso propósito, contribuindo para melhorar a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente”, destaca Fernanda.

O prefeito Nedy agradeceu a parceria da Metrosul e destacou a importância da iniciativa. “Mais que uma ação para marcar o mês do meio ambiente, que seja também um exemplo para conscientizar a população quanto à responsabilidade de cada um na preservação dos nossos recursos naturais, começando pelo ambiente ao nosso redor. Com a nossa parceira, continuaremos atuando firmes e permanentemente na promoção de boas práticas ambientais”, ressalta.

Para que o local não volte a ser depósito irregular de resíduos, prejudicando não somente o recurso hídrico, mas toda a flora e fauna presentes na região, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará o monitoramento periódico da área, bem como a manutenção e o acompanhamento do cultivo das mudas nativas plantadas.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Metrosul e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Protegido: Documentos restrito Saiba mais
Protegido: Documentos restrito

Não há resumo por ser um post protegido.