Notícias
Com o início da operação assistida no início deste mês, a Ambiental Metrosul realiza os primeiros trabalhos de mapeamento de ativos das estruturas que a Corsan está transferindo para a empresa.
O trabalho tem por objetivo garantir a qualidade do serviço para o cliente através do cuidado preventivo do bem (bombas, painéis, sopradores, entre outros). O levantamento está acontecendo com a utilização de tecnologias de ponta, juntamente com o que há de mais moderno em termos de captura e processamento de imagens. Tudo orientado pelo que há de mais avançado 3D BIM e a ISSO 55.001 de gestão de ativos.
O trabalho é feito em duas frentes por meio de um sistema inédito no país, que digitaliza os ativos e os categoriza em um banco de dados. Enquanto uma equipe identifica e marca cada ativo com uma placa em QR code, especialistas coletam imagens em alta definição com a ajuda de drones fazendo a cobertura completa das mais de 90 Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto.
Em seguida, as informações coletadas são cruzadas e processadas compondo um banco de dados que mostra onde está o ativo, de que tipo ele é, quantos são e se estão funcionando corretamente. Por fim, são gerados modelos tridimensionais de todas as instalações e informações que são facilmente acessados pelos especialistas através de aplicativo.
Esse sistema é o “Infra Inteligente”, desenvolvido pela AEGEA e finalista na categoria Avanços Digitais em Entrega de Projetos no Prêmio Year in Infrastructure 2020. Promovida pela Bentley, a premiação é considerada o “Oscar” da Infraestrutura Mundial.