Notícias

Ver notícia

As intervenções para a implantação de 5,7 quilômetros de rede coletora de esgoto e de 708 ramais de ligação começaram nesta terça-feira (23), no bairro Progresso. Com isso, em torno de 920 famílias da região terão acesso ao tratamento de esgoto ainda este ano, uma vez que a conclusão está prevista até outubro. Esta é a primeira obra do cronograma de expansão da Parceria Público-Privada para a universalização do saneamento no município, e a escolha de começar por esse bairro aconteceu em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Corsan, visto a necessidade da comunidade local em ter acesso, a curto prazo, ao sistema de esgotamento sanitário.

As intervenções serão realizadas nas vias e calçadas, com bloqueios parciais e totais, sendo que nas primeiras duas semanas as frentes de trabalho atuarão na Estrada do Conde e ruas F, Oscar Niemeyer, Monteiro Lobato, Machado de Assis e rua G. A expansão também contempla a instalação de uma estação elevatória na praça Triângulo Progresso, estrutura que vai bombear o efluente coletado no bairro para o tratamento na ETE Ponta da Figueira.

A ampliação da rede e a conexão das residências ao sistema beneficiarão aproximadamente 2,2 mil moradores do bairro Progresso/Costaneira que, por meio do tratamento de esgoto, contarão com mais dignidade, saúde e qualidade de vida. Além disso, as obras também representam um significativo impacto ambiental já que os dejetos dessas residências deixarão de ser lançados sem tratamento no rio Guaíba.

Para o diretor-executivo da Ambiental Metrosul, Fábio Arruda, as equipes estão permanentemente empenhadas em fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso ao tratamento de esgoto e percebam seus benefícios diretos. “O começo da expansão em Eldorado representa também o avanço da nossa atuação no município, reafirmando  o propósito e o compromisso que assumimos de melhorar os índices de saneamento por meio de uma prestação de serviços de qualidade”, destaca.

Uma série de iniciativas estão sendo tomadas pela Ambiental Metrosul a fim de que as intervenções impactem o mínimo possível na rotina dos moradores. Para apresentar a obra e o plano de trabalho durante sua execução, em abril foram promovidos encontros com o prefeito em exercício, Ricardo Alves, e secretarias diretamente envolvidas, bem como com lideranças locais. “A comunicação sobre o começo da obra está sendo intensificada com passagem de carro de som e entrega de folhetos informativos. Poderá haver transtornos temporários a uma parcela dos moradores, mas ressaltamos que os benefícios serão permanentes para todas as pessoas”, comenta o Gerente Operacional, Stenio Alves.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Protegido: Documentos restrito Saiba mais
Protegido: Documentos restrito

Não há resumo por ser um post protegido.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.