Notícias

Ver notícia

A economia acontecerá pelo reaproveitamento da água de reuso nos serviços de limpeza e de desobstrução de tubulações das redes de esgoto nos municípios onde a empresa atua. Por meio de bombas coletoras, parte do efluente tratado será transferido do canal de saída nos tanques de decantação das Estações de Tratamento para os caminhões hidrojato, utilizados na manutenção dos sistemas de saneamento. Nesse sentido, uma das práticas mais comuns dos trabalhos realizados pelas equipes de campo é o uso da água com pressão nas conexões de esgoto.

O projeto está sendo implantado, inicialmente, utilizando os recursos das ETES de Canoas (Mato Grande) e de Alvorada, que geram, diariamente, cerca de 40 mil litros de água de reuso cada. Posteriormente, será expandido às demais estações de Tratamento. O objetivo é reduzir o consumo de água potável em atividades secundárias, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com a iniciativa, estima-se reduzir, em média, a utilização de 3,6 milhões de litros de água potável por mês.

Para o Gestor de Operações da Ambiental Metrosul, Fernando Rettore, o uso responsável da água é uma prática constante da empresa. “O reaproveitamento do esgoto tratado é uma alternativa que além da economia no consumo, colabora para o melhor aproveitamento desse recurso tão nobre. Nosso plano é ampliar o projeto e desenvolver alternativas semelhantes em diversas frentes do nosso trabalho”, ressalta.

O restante do efluente tratado nas ETEs continuará sendo direcionado aos mananciais da região.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Metrosul e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.