Notícias

Ver notícia

A ação tem como objetivo identificar ligações indevidas das redes de escoamento da chuva às redes de esgoto dos municípios. Por meio da técnica fumacê estão sendo vistoriados poços de visita (estrutura que dá acesso às tubulações) no bairro Formoza, em Alvorada, e Jardim do Cocão e Santa Isabel, Viamão. A previsão é de que as vistorias também sejam realizadas em outras regiões pelos próximos meses.

O fumacê é um método que consiste na aplicação de uma fumaça não tóxica nas entradas das tubulações, apontando onde há ligação direta da rede pluvial à cloacal. Quando verificada a irregularidade, o proprietário da residência é notificado e devidamente orientado a viabilizar a drenagem adequada da água da chuva.

As redes de esgoto são dimensionadas para receber apenas os dejetos domésticos e quando o escoamento da chuva é direcionado para essas tubulações há sobrecarga, ocasionando uma série de problemas como mau cheiro, o retorno do esgoto para as residências e até o rompimento em vias públicas. Além disso, as ligações clandestinas também afetam o meio ambiente, pois quando o esgoto é destinado à rede pluvial, segue diretamente aos mananciais sem passar pelo tratamento nas estações.

Além da conexão direta das redes, outros maus hábitos como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgoto potencializam os prejuízos ao sistema. Por meio da prestação de seus serviços, a Ambiental Metrosul trabalha permanentemente para reverter essa situação, mas reforça a importância da população também fazer sua parte para que o esgotamento sanitário nos municípios seja cada vez mais eficiente. Nesse sentido, a empresa realiza campanhas de conscientização, com entrega de material informativo junto aos moradores, alertando quanto ao mau uso das redes.

Integrado às vistorias realizadas periodicamente pela Metrosul nos nove municípios atendidos pela empresa na Região Metropolitana de Porto Alegre, o teste fumacê já foi feito em Cachoeirinha, Gravataí e Esteio.

COMO UTILIZAR O SISTEMA DE ESGOTO CORRETAMENTE

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens, etc.) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto;

– Limpe periodicamente as caixas de gordura;

– Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas;

– Não descarte o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou tanque de lavar roupas. Quando vai para o esgoto, o óleo acumula nos encanamentos formando camadas espessas de gordura, entupindo as redes. Junte o resto de óleo em garrafas PET e doe para reciclagem;

– Nunca conecte a rede pluvial – que recebe água de chuva – na rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências;

– Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais. Se o esgoto vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele será lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando a poluição dos mananciais.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Metrosul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Protegido: Documentos restrito Saiba mais
Protegido: Documentos restrito

Não há resumo por ser um post protegido.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.