Notícias

Ver notícia

Intervenções contemplarão 12 km de rede coletora, ramais de ligação e a construção de uma estação elevatória

Os trabalhos começaram na rua Santa Cruz – entre a rua Tamoio e a rua Lajeado, com a execução da linha de recalque da estação de bombeamento de esgoto que também será construída no local. Para as próximas semanas está previsto o início da obra para a implantação de 12 quilômetros da rede coletora de esgoto e de 2,3 mil ramais de ligação e terminais de inspeção e limpeza (TIL). Essa é a segunda obra do cronograma de expansão para a universalização do tratamento de esgoto que a Ambiental Metrosul executa em Canoas, ampliando ainda mais o acesso da população ao saneamento. A previsão é de que essas intervenções sejam concluídas em 10 meses.

Com a obra, mais três mil residências poderão ser conectadas ao sistema de esgotamento do município, atendendo em torno de quatro mil moradores do bairro que, por meio do tratamento de esgoto contarão com mais saúde e qualidade de vida. Essas ligações também representam 142 piscinas olímpicas de dejetos que deixarão de ser lançadas nos mananciais locais por ano, preservando os recursos hídricos de toda a região.

“Cada nova obra de saneamento que iniciamos, avançamos com o nosso propósito e reforçamos o compromisso que assumimos com o município e toda a população, além da importância e do significativo impacto que o tratamento de esgoto proporciona ao meio ambiente, contribuindo diretamente para a recuperação e preservação dos arroios locais”, comenta o Gerente de Operações, Stenio Alves.

A empresa está tomando as providências para que as intervenções impactem o mínimo possível na rotina dos moradores. Conforme Stenio, estão programados encontros com lideranças comunitárias e entes públicos da região para apresentar a obra e sua importância, além de intensificar a comunicação junto aos moradores com o avanço dos trabalhos no bairro Niterói. “Entendemos que as intervenções poderão causar alguns transtornos temporários a uma parte dos moradores, mas reafirmamos que os benefícios serão permanentes para todas as pessoas”, conclui Stenio.

 

Primeira obra de expansão em Canoas está sendo concluída no bairro Harmonia

A estimativa é de que até o final deste mês seja finalizada a implantação dos 30 quilômetros de rede coletora de esgoto, dos 4,5 mil ramais de ligação e terminais de inspeção e limpeza, além da repavimentação e melhorias nas ruas e calçadas que receberam os trabalhos. Para atender a nova demanda de coleta de esgoto na região, duas estações de bombeamento de esgoto com capacidade de vazão de 62 e 16 litros de esgoto por segundo foram construídas no bairro.

Nas vias em que a nova rede já está operando, um comunicado da Corsan apresentará as orientações e os prazos para a conexão de sua residência ao sistema de esgotamento sanitário do município. Em caso de dúvidas, informações e solicitações relacionadas à obra, contate a Companhia de Saneamento em seus canais digitais de atendimento ou no telefone 0800 646 6444.

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Metrosul e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Metrosul trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.