Notícias

Ver notícia

A ação está sendo realizada pelo Departamento de Recursos Hídricos do Estado com o objetivo de identificar, entre os mais de 27,6 mil poços cadastrados junto à Corsan, aqueles sem a autorização do órgão. A regularização é fundamental para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, uma vez que a água dos poços irregulares está mais suscetível à contaminação. Nesse sentido, os profissionais da Metrosul que acompanham a atividade estão verificando os locais em que há ligações de esgoto próximas às estruturas, atuando na conscientização dos usuários quanto aos prejuízos à natureza e ao uso indevido dessa água para o consumo humano (ingestão, limpeza e preparo de alimentos, etc).

“Além do efluente gerado nas atividades cotidianas, frequentemente o sistema de esgoto também é utilizado para o lançamento irregular de resíduos não domésticos, potencializando a poluição hídrica e, consequentemente, a transmissão de doenças. Ao encontro do nosso propósito socioambiental, também temos o dever de orientar a população sobre a importância dos poços estarem em condições adequadas para o abastecimento humano” destaca o Diretor Executivo da Ambiental Metrosul, Fabio Arruda.

As vistorias do DRH iniciaram na última semana em Cachoeirinha e Gravataí e seguirão pelo próximos meses nos nove municípios atendidos pela empresa. Essas duas cidades, junto com Sapucaia do Sul e Canoas, lideram na quantidade de poços artesianos cadastrados pela Corsan na região metropolitana de Porto Alegre.

Nos endereços em que forem encontradas irregularidades, os usuários serão notificados pelo Departamento de Recursos Hídricos (órgão responsável pela fiscalização e autuação) e orientados a solicitarem a outorga/licença da estrutura junto à autarquia, ligada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. A utilização de poço artesiano sem autorização é infração ambiental prevista no artigo 113 do Decreto Estadual 55.374/2020.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Metrosul trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.