Notícias

Ver notícia

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (28), na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Anísio Teixeira, com as presenças do Coordenador de Operações da Ambiental Metrosul, Tiago Fernandes, da secretária de Educação de Esteio, Cláudia Kereski Ruschel e dos secretários de Cidadania e Direitos Humanos e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município, Katiane Marques Flores e Felipe Costella, respectivamente. Com foco na ligação intradomiciliar, a capacitação tem o objetivo de habilitar profissionais a realizarem esse tipo de intervenção conforme os padrões técnicos exigidos pela Metrosul e a parceira Corsan, além de estimular a inserção de cada vez mais mulheres no saneamento. As aulas acontecem até a próxima quarta-feira (30), totalizando nove horas de formação.

A intradomiciliar é o sistema interno pelo qual o esgoto gerado na residência é direcionado à caixa de inspeção na calçada, conectado à rede pública. O curso foi idealizado para suprir uma necessidade identificada pela empresa ao longo do primeiro ano de atuação, quando os proprietários dos imóveis, responsáveis por essa ligação, manifestaram dificuldades em fazer o sistema ou encontrar profissionais habilitados para tal. Nesse sentido, a capacitação abordará desde os materiais necessários, execução, bem como informações sobre a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto e como o sistema deve ser utilizado de forma adequada.

Estruturada especialmente para o público feminino, a formação está sendo ministrada pelo instrutor Marcelo Schimitz, da empresa parceira LM Construções e o local foi disponibilizado pela Secretaria de Educação de Esteio. Além disso, a Ambiental Metrosul fornece o material didático, bem como o conjunto de ferramentas necessárias para que as encanadoras possam trabalhar após a preparação.

Conforme o Diretor Presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes, além de estimular a inserção de mais mulheres no saneamento por meio da capacitação, a empresa também promove o desenvolvimento da população local, beneficiando toda a região. “Muito mais que oferecer ao mercado de trabalho profissionais preparadas para um segmento em ascensão, a expectativa é de que o projeto também contribua para melhorar a renda das famílias, muitas delas lideradas por mulheres”, destaca. O curso integrará o escopo de projetos socioambientais da Ambiental Metrosul sendo implementado, posteriormente, nas demais cidades atendidas pela empresa.

A secretária da Cidadania e Direitos Humanos do município, Katiane Marques Flores, destaca que “é fundamental que os setores público e privado unam-se em iniciativas que beneficiem as comunidades locais”. Já o secretário do Desenvolvimento e Meio Ambiente, Felipe Costella, fala da importância do trabalho conjunto das secretarias na concretização do curso. “Além do envolvimento da pasta do Desenvolvimento, contamos com a parceria da Assistência Social, que pôs em prática, além da pasta de Educação, que cedeu o local”, complementa. Para o Diretor da LM Construções, Carlos Leonis Garcia, “é muito satisfatório integrar essa parceria principalmente pela importância de compartilhar o conhecimento e, assim, contribuir com o desenvolvimento profissional das mulheres e das comunidades como um todo.”

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Metrosul trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.