Notícias

Ver notícia

Com o plantio de aproximadamente 915 mudas de árvores nativas como eucalipto, bambu e citronela, a empresa reforça o cortinamento vegetal existente junto à estação de tratamento de esgoto localizada próximo à Freeway – BR290, em Cachoeirinha. Essa é uma alternativa de médio a longo prazo visando a redução do mau cheiro provocado nos arredores da ETE. Dispostas em fileiras numa área de 150 metros, as árvores atuam como uma barreira natural de isolamento dos odores.

Em paralelo, desde o início da operação a Ambiental Metrosul vem trabalhando com outras ações a fim de minimizar os odores no local, sendo que uma das medidas já adotadas foi a substituição do ativo químico utilizado no tratamento do esgoto. Dosado na elevatória de chegada dos efluentes à estação, o produto age na quebra das moléculas de gordura, facilitando, por meio de microrganismos existentes no sistema, a degradação da carga orgânica presente nos resíduos. A iniciativa também reduz a “escuma” (camada que se forma por compostos de difícil degradação como gorduras e outros materiais) e auxilia no controle do lodo originado no processo de decantação (separação dos resíduos líquidos e sólidos), fatores que igualmente contribuem para minimizar o odor no local. Além de reduzir a emissão dos gases causadores do mau cheiro, a ação ainda contribui com a eficiência operacional no processo de tratamento. Essa medida também foi aplicada nas estações Parque dos Anjos, em Gravataí, e Alvorada.

Vale destacar, no entanto, mesmo que associados às ETEs, os odores ruins, na maioria das vezes, são causados por outros fatores como a ausência de saneamento básico nas regiões, esgotos a céu aberto e ligações irregulares que misturam rede cloacal e pluvial. Nesse sentido, a Metrosul já identificou o lançamento indevido de efluentes em arroio próximo à estação, que tem como destino final o Rio Gravataí, e está fazendo um mapeamento para rastrear ligações mistas e conexões clandestinas. Com isso, a empresa poderá atuar mais rapidamente na regularização desses locais e mitigar os problemas que afetam tanto a operação do esgotamento sanitário o município bem como o meio ambiente, com a poluição direta dos mananciais locais.

 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Metrosul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Metrosul trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.