Notícias

Ver notícia

Conforme levantamento do Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul – Siout, atualmente em torno de 880 poços artesianos são regularizados ou estão em processo de outorga nas cidades da Grande Porto Alegre, representando apenas 3% dos 27,7 mil poços identificados junto à Corsan na região metropolitana. Para ampliar a procura pela regularização, o Departamento de Recursos Hídricos do RS, Corsan e Ambiental Metrosul mantêm as vistorias, intensificando as ações em Cachoeirinha, Canoas e Gravataí. Juntos, esses municípios somam 64% das estruturas cadastradas nos nove municípios atendidos pela Parceria Público-Privada.

Além da notificação emitida pelo DRH, orientando proprietários dos imóveis com poços irregulares a solicitarem a outorga, equipes da Corsan-Metrosul atuam junto aos moradores explicando a importância da regularização para a preservação do meio ambiente e também da saúde pública, pois muitas estruturas estão próximas às ligações de esgoto, aumentando a possibilidade de contaminação da água.

“O aumento nos encaminhamentos de regularização dos poços junto ao órgão nos últimos 18 meses demonstra a efetividade das ações conjuntas entre o DRH e a PPP”, destaca o diretor-executivo da Ambiental Metrosul, Fábio Arruda. Ele comenta, ainda, que nas abordagens de conscientização quanto ao uso indevido da água dos poços, os moradores demonstram interesse em saber mais informações sobre o processo para regularização. Segundo dados do Sistema de Outorga, a procura no último ano e meio aumentou 46% se comparado a 2021.

Nesse sentido, as equipes da Ambiental Metrosul, responsáveis pelas visitas porta a porta, têm papel fundamental tanto na orientação quanto à utilização dos poços, bem como no apoio para a regularização dos mesmos junto aos órgãos competentes. Em dois anos e meio de atuação na RMPA, os profissionais da empresa já identificaram 5,7 mil poços dos mais de 27 mil cadastrados na Corsan. 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Metrosul trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.