Notícias

Ver notícia

Com a reciclagem de 21 litros do resíduo foram produzidos mais de 30 quilos do produto

Promover a conscientização ambiental e evitar o descarte indevido de gordura nas redes de esgoto é o principal objetivo do De Olho no Óleo, programa socioambiental implementado pela Ambiental Metrosul nesta quinta-feira, 30. A ação reuniu 32 moradores de Alvorada em uma oficina de produção de sabão com o reaproveitamento de óleo usado. A ideia é que, após a aula, os participantes multipliquem os conhecimentos em suas comunidades.

Durante quase duas horas foram dadas as orientações sobre armazenamento e filtragem do óleo que sobra de preparos culinários, o passo a passo e as técnicas utilizadas na transformação do resíduo em sabão em barra biodegradável. Para a manipulação dos produtos, os alunos receberam instruções específicas sobre os cuidados a serem tomados e o EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários como luvas, óculos de proteção e máscara. Além de ser uma alternativa ambientalmente sustentável, a reciclagem do óleo de cozinha também oferece benefícios sócioeconômicos: ao produzir o próprio sabão há redução de custos na compra de produtos de limpeza e pode ser uma fonte de renda ao ser vendido.

O óleo é um dos principais causadores de problemas ao sistema de esgotamento sanitário das cidades e de danos ao meio ambiente. Ao ser jogado na pia, tanque de lavar roupa ou vaso sanitário, o resíduo solidifica, acumulando nas paredes do encanamento, retendo outros materiais sólidos obstruindo, assim, a tubulação. Além do entupimento, dificulta a manutenção das redes, prejudicando o funcionamento das estações de tratamento e de bombeamento, ocasionando extravasamentos nas residências bem como em vias públicas. O óleo descartado no esgoto também causa a poluição dos rios e lagos, causando a morte e impedindo o desenvolvimento de espécies, além de afetar o solo e contribuir com a proliferação de doenças.

O QUE FAZER COM O ÓLEO USADO?

Primeiro deixe esfriar. Depois, passe por uma peneira (para remover os resíduos de fritura ou do preparo) e com a ajuda de um funil, coloque em garrafas PET bem fechadas para evitar vazamentos e insetos. Além do reaproveitamento em sabão, outra alternativa é procurar, em sua cidade, locais e instituições que façam a coleta e reciclagem do resíduo.

A ação foi realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRGs, que cedeu o espaço para a oficina; da União das Associações de Moradores de Alvorada – Uama ao indicar os multiplicadores para a iniciativa, além da Ereditá, saboaria familiar que compartilha conhecimentos ambientalmente sustentáveis e ministrou a oficina de forma voluntária.

 

Programação especial marcou o mês do meio ambiente

Dois projetos mobilizaram centenas de alunos e professores de escolas da rede pública de ensino das cidades atendidas pela Ambiental Metrosul. Mais de 140 instituições de ensino aderiram ao Horta nas Escolas, cujo objetivo é disseminar práticas sustentáveis junto ao público infantojuvenil. A empresa forneceu as sementes, orientações de plantio e dicas para fazer a compostagem. Já por meio do Portas Abertas, 110 crianças de Cachoeirinha, Canoas e Esteio foram recebidas nas estações de tratamento dos municípios e conheceram os ciclos do esgoto desde sua chegada nas ETEs até ser devolvido aos mananciais, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Foi a primeira vez que o projeto recebeu o público infantil. A programação também contou com o plantio de espécies de 50 mudas de espécies nativas em área degrada de Canoas, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além das campanhas internas que estimularam o engajamento dos colaboradores seja exercendo o voluntariado nas ações promovidas pela empresa ou compartilhando o que fazem pelo meio ambiente em seu dia a dia com o Desafio Exemplo Vem de Casa.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Metrosul e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.