Notícias
Por meio da metodologia de passagem do PIG, a Ambiental Metrosul iniciou, esta semana, a limpeza interna das tubulações de duas elevatórias de esgoto em Cachoeirinha. A ação acontecerá em todas as elevatórias do sistema e tem como objetivo aumentar a eficiência hidráulica das redes de bombeamento que levam os resíduos às estações.
O método consiste na passagem do dispositivo chamado PIG pelas tubulações, retirando sujeiras e impurezas acumuladas nas paredes internas. Os benefícios vão desde a melhora das vazões das tubulações, que consequentemente passam a bombear mais volume de esgoto, equalização dos conjuntos de motobombas e até a economia de consumo de energia. Se realizada continuamente, este tipo de limpeza também proporciona menor tempo de paradas abruptas do sistema e menos custos com manutenções.
Além disso, se durante o procedimento o dispositivo trancar em função do excessivo acúmulo de resíduos, uma sonda acoplada ao PIG identifica o ponto exato da parada, auxiliando na intervenção das equipes.
O Gestor de Operações da Ambiental Metrosul, Fernando Rettore, destaca a importância dessa medida já no começo da operação. “Além dos benefícios ao sistema de bombeamento e tratamento de esgoto como um todo, a iniciativa permite a boa operação das linhas de recalques que estavam com incrustações por conta do acúmulo de resíduos, o que nos dá um ganho operacional significativo.” O Diretor Executivo da empresa, Fábio Arruda, ressalta, ainda, que a utilização de tecnologias será uma prática da empresa. “Uma das premissas da nossa atuação é buscar, constantemente, soluções que visam a melhoria contínua de todos os nossos processos.”