Notícias

Ver notícia

Equipes operacionais da Ambiental Metrosul estão vistoriando as redes coletoras existentes e interceptores da Região Metropolitana de Porto Alegre. O trabalho tem por objetivo verificar a procedência dos resíduos descartados irregularmente e mapear os potenciais poluidores. Já foi identificada a chegada de efluente com características industriais em duas estações elevatórias que conduzem esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto Freeway (foto).

A liberação de efluentes não tratados geram impactos diretos em todo o sistema de esgoto, pois aumenta a carga destinada às estações, provocando um desequilíbrio no processo de tratamento. As ETEs são projetadas, em sua maioria, para receber esgoto doméstico, e essa carga excedente prejudica a eficiência operacional das estruturas. Além disso, o despejo irregular dos resíduos causa danos ao meio ambiente, a transmissão de doenças, a redução de oxigênio na água e destruição da fauna aquática, bem como a completa inutilização do recurso natural para banho e abastecimento.

Leis nos âmbitos federal, estadual e municipal exigem que as empresas tratem seus líquidos residuais sob pena de multa para quem descumpre as determinações. O descarte inapropriado é caracterizado como crime. Além das penalidades, as empresas podem perder certificações ambientais como, por exemplo, a ISO 14001.

A destinação responsável que retorna à natureza ou o reuso da água para demandas internas continuam sendo as melhores soluções para os efluentes tratados.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Metrosul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Protegido: Documentos restrito Saiba mais
Protegido: Documentos restrito

Não há resumo por ser um post protegido.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.