Notícias

Ver notícia

Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (28) pelo bairro Vila Augusta, em Viamão. No município serão instalados 1,5 mil ramais de ligação e terminais de inspeção e limpeza (TIL). Essa estrutura é extremamente necessária para conectar o sistema intradomiciliar – que é de responsabilidade do proprietário do imóvel – à rede pública de esgoto, sem este não é possível a conexão, direcionando assim, o efluente gerado na residência para a estação de tratamento. Em Alvorada, a previsão é de que a implantação de 2,5 mil terminais inicie ainda em março.

Com essas intervenções, a Ambiental Metrosul deixa a estrutura pronta para que o proprietário do imóvel, ao receber a notificação da Corsan, faça a conexão no prazo de 120 dias. Passado esse período, será cobrada a taxa de disponibilidade – cobrada quando o usuário dispõe de rede coletora de esgoto, mas não tem sua residência conectada. Por isso, quanto antes a ligação à rede for feita, maiores serão os descontos na conta, e maiores os benefícios à saúde da população e ao meio ambiente.

Até o final deste ano, quando está prevista a conclusão total dessas obras, mais de 22 mil pessoas serão atendidas em ambos os municípios. Com as quatro mil ligações à rede sendo executas, 167 piscinas olímpicas de esgoto doméstico deixarão de ser despejadas no meio ambiente por ano, contribuindo com a preservação dos mananciais locais. “São trabalhos importantes do plano de universalização. Estamos agilizando algumas ações onde há rede disponível para que cada vez mais pessoas tenham acesso aos benefícios tratamento de esgoto”, ressalta o Coordenador de Operações da Metrosul, Stenio Cangussu.

A fim de minimizar os transtornos, uma vez que as intervenções serão realizadas nas calçadas e trechos das vias, as equipes da Ambiental Metrosul executarão os trabalhos por segmentos, evitando o bloqueio nesses trechos pelo menor tempo possível. A empresa ressalta, ainda, que atuará com comunicação e sinalização ostensiva, informando os usuários sobre os serviços e seus benefícios.

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO À REDE PÚBLICA DE ESGOTO

Quando o imóvel está ligado à rede de coleta e tratamento de esgoto, toda água utilizada nas atividades cotidianas como lavar as mãos, tomar banho, utilizar a descarga do vaso sanitário, etc, desce pela rede interna da casa, segue pelas tubulações na rua e é direcionada às estações de tratamento. Nesses locais, passa por diversos processos que garantem a retirada dos poluentes de forma eficaz. Esse processo é fundamental para garantir que o esgoto doméstico retorne à natureza em condições adequadas.

Com a universalização do sistema de esgotamento sanitário, a Metrosul vai ampliar esta cobertura para mais de 87% até 2031, contribuindo, de forma significativa, na melhora dos índices e qualidade do serviço de saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre, beneficiando aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.

Além dos benefícios ao meio ambiente, ajudando a diminuir a taxa de poluição dos rios Sinos, Gravataí e Caí, o tratamento de esgoto também contribui com a prevenção de doenças, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida às comunidades.

Mais informações em www.esgototratado.com.br.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Metrosul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Protegido: Documentos restrito Saiba mais
Protegido: Documentos restrito

Não há resumo por ser um post protegido.