Notícias

Ver notícia

Com 97% da obra concluída, a previsão da Ambiental Metrosul é de que os trabalhos na rua Rio Grande sejam finalizados até a próxima semana. A ampliação da rede integra uma série de investimentos voltados ao aprimoramento e eficiência da prestação de serviços da Metrosul no município desde que assumiu a operação do sistema, visando a universalização da coleta e tratamento do esgoto na região. Nesse sentido, nos próximos meses a Metrosul promoverá obras para a ligação de quase 500 imóveis em Esteio, atendendo em torno de 2,6 mil pessoas na primeira fase dos trabalhos.

A nova rede implantada vai direcionar o esgoto doméstico coletado no bairro São Sebastião para a Estação de Tratamento Esteio/Sapucaia que, com a desativação da ETE Moradas, será responsável pelo tratamento de todo o efluente gerado no município. Mais moderna e com capacidade 50 vezes maior – pode atender até 220 mil moradores, a ETE Esteio trata 250 litros de esgoto por segundo e opera, atualmente, com 10% da sua potência. Outro benefício é o tratamento por meio de lodos ativados, que zera a geração de odores durante o processo. Melhorias estruturais e operacionais já foram realizadas na estação como revitalização predial e de sistemas, manutenção das lagoas de tratamento, limpeza dos decantadores e prolongamento da tubulação do reator, substituição dos quadros elétricos, etc.

Fundamentais à operação de coleta e tratamento do esgoto, as três estações de bombeamento em atividade na cidade também receberam intervenções corretivas e preventivas. Duas estão localizadas em Novo Esteio, atendendo a população do bairro e região. Já a EBE 01, no Centro, é a maior elevatória do município e foi projetada para atender o esgoto gerado no restante da cidade e parte do efluente de Sapucaia do Sul. A vazão atual de trabalho é de 250 litros por segundo, mas possui capacidade de até 383 litros por segundo, podendo atender 198 mil habitantes.

Além da ampliação da rede e das melhorias em estações de tratamento e bombeamento de esgoto, os investimentos da Ambiental Metrosul em Esteio também estão voltados às manutenções rotineiras das redes, com vistorias e consertos de vazamentos, desobstrução e limpeza das tubulações, identificação de irregularidades em ligações, etc. A empresa reforça que a solicitação de serviços relacionados ao sistema de esgoto deve ser feita à Corsan que, posteriormente repassa à parceira para execução. A atuação da Metrosul contempla, ainda, a atualização do parque de hidrômetros, implantação de telemetria e automação.

A integração dos sistemas permite ao Centro de Controle Operacional da Ambiental Metrosul monitorar, em tempo real e de forma unificada, o funcionamento de todo sistema de esgotamento sanitário dos nove municípios atendidos pela parceria público-privada, tornando ainda mais rápida a atuação da empresa frente às mais diversas situações durante a operação como intervenções e manutenções.

“Todos os nossos esforços estão voltados para que cada vez mais pessoas tenham acesso a um serviço de esgoto eficiente e de qualidade. A aproximação que temos mantido tanto junto ao poder público como às comunidades, tem sido muito produtiva para que já nesse começo de atividades possamos atuar mais pontualmente nas demandas do município”, ressalta o Diretor Executivo da Metrosul, Fábio Arruda.

Por meio do programa Afluentes, que visa a aproximação com as comunidades onde atua, a Metrosul já promoveu contatos – presenciais e remotos – com 32 associações e lideranças comunitárias, entidades de assistência social e meio ambiente, para entender a realidade e necessidade de cada região. Além disso, aproximadamente 2,4 mil visitas porta a porta também já foram realizadas pelas equipes de adesão em Esteio, com orientações e conscientização da população sobre o tratamento de esgoto e conexão à rede.

Compartilhar:

Veja Também

Protegido: Documentos restrito Saiba mais
Protegido: Documentos restrito

Não há resumo por ser um post protegido.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Metrosul é responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.