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PPP do saneamento completa, nesta quinta-feira (1º), mais um ano de atuação na região metropolitana de Porto Alegre
O dado positivo é resultado das 51,1 mil novas residências que foram conectadas no período, com o avanço dos trabalhos voltados à universalização do tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela Parceria Público-Privada. Além do significativo ganho ambiental com as 4.907 piscinas olímpicas de esgoto não tratado que deixaram de ser despejados na natureza, essas ligações também representam um importante crescimento no acesso da população ao sistema de saneamento. Entre dezembro de 2020 e outubro de 2022, 122 mil moradores da região metropolitana de Porto Alegre passaram a contar com mais saúde e qualidade de vida por meio do esgoto tratado. Atualmente, a cobertura de coleta e tratamento é de 42%, ou seja, em torno de 283 mil residências estão atendidas pelo sistema de esgotamento administrado pela Ambiental Metrosul. A meta, até 2031, é ampliar para mais de 87% essa cobertura.
Para que sua atuação e prestação de serviços revertam em impactos cada vez mais benéficos ao meio ambiente e à população em curto, médio e longo prazo, a Metrosul segue investindo no aperfeiçoamento de toda sua estrutura operacional – buscando a inovação constante das estações de bombeamento e tratamento de esgoto – bem como dos processos e equipes de atendimento. Nesse sentido, um importante avanço do último ano de operação foi a implantação do laboratório central na ETE Mato Grande, em Canoas. Com isso, a Ambiental Metrosul aprimora o controle de qualidade dos 64 milhões de litros do efluente que diariamente são tratados nas 34 estações e devolvidos sem poluentes aos mananciais locais.
Outra iniciativa que reforça o comprometimento da empresa com a preservação ambiental é o reaproveitamento sustentável das 600 toneladas de lodo gerados na ETE Mato Grande. Hoje, 100% desse montante é transformado em fertilizante orgânico por cooperativa agrícola reduzindo, assim, a utilização de aterros sanitários como destino final para o resíduo. A partir de 2023, a expectativa da Metrosul é de que parte desse lodo também seja reutilizado no centro de compostagem próprio está sendo estruturado em Canoas e que também vai transformar o lodo em material orgânico.
Conforme o Diretor Executivo da Metrosul, Fabio Arruda, a prestação de serviços ágil e de qualidade também é um aspecto a ser destacado nesses dois anos à frente do sistema de esgotamento na grande Porto Alegre. “Os 53 mil atendimentos realizados pelas equipes de serviços em manutenções, reparos e desobstruções das redes de esgoto garantiram o bom funcionamento e eficiência do sistema de saneamento como um todo”.
Para manter a população informada sobre a atuação ao longo dos dois anos de operação, a empresa intensificou suas ações voltadas à conscientização acerca da importância do esgoto tratado à população e ao meio ambiente. As equipes do porta a porta realizaram 147 mil visitas no total – foram 84 mil no último ano, 33% a mais que no período anterior. Nesse sentido, o relacionamento com as lideranças locais seguiu tendo papel fundamental na aproximação junto às comunidades e disseminação da atuação da Metrosul, que conta com toda a expertise do Grupo Aegea no segmento. Aproximadamente 889 encontros foram promovidos pelo Programa Afluentes e nossas principais estações de tratamento de esgoto receberam, por meio do Portas Abertas, em torno de 676 visitantes (crianças da rede pública de ensino, alunos de universidades e público em geral). Para tornar a experiência dos pequenos ainda mais atrativa e fortalecer seu papel e importância na conscientização sobre o saneamento junto à família, os amigos e no ambiente escolar, está sendo finalizada a implantação do Parque Ambiental na estação de tratamento Mato Grande.
O segundo ano de atuação também marcou a consolidação e a implantação de algumas iniciativas de responsabilidade social idealizadas pela empresa. Entre elas, a formatura de oito jovens da primeira turma do Projeto Pescar Metrosul que, durante 11 meses receberam capacitação em eletromecânica e finalizaram o curso aptos a atuarem no saneamento. Com foco na ligação intradomiciliar, o piloto do projeto Mulheres Encanadoras foi implantado em Esteio com o objetivo de habilitar profissionais do sexo feminino a realizarem esse tipo de intervenção, seguindo os padrões técnicos exigidos pela empresa e pela parceira Corsan, além de suprir uma necessidade identificada pela empresa na execução dessa intervenção. Entre as ações socioambientais também aconteceu a primeira edição do projeto De Olho no Óleo, que tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental e evitar o descarte indevido de gordura nas redes de esgoto. Integrando as ações especiais do mês do meio ambiente – que contou, ainda com a recuperação de área degrada em Canoas e a distribuição de kits com sementes para 140 escolas públicas -, uma oficina reuniu 32 moradores de Alvorada para a produção de sabão com o reaproveitamento de óleo de cozinha usado. Com a reciclagem de 21 litros do resíduo foram produzidos mais de 30 quilos do produto.
Para o Diretor-presidente Angelo Mendes, passados todos os desafios impostos e superados no ano da implantação, a empresa reafirma, neste segundo período de atuação, sua capacidade de fazer cada vez mais pelo saneamento. “Mais que empenho e a vontade do nosso time em fazer sempre melhor, carregamos em nosso DNA a marca da maior empresa de saneamento do país. Mais do que orgulho, é uma grande responsabilidade manter o padrão Aegea de ser e fazer”, comenta Mendes.
Atuação é destacada em premiações
Em 2022, a Ambiental Metrosul foi reconhecida em duas importantes pesquisas realizadas estadual e nacionalmente. A empresa foi uma das marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos na 24ª edição do Marcas de Quem Decide, na categoria Marca Gaúcha Ambiental. Além disso, foi também certificada, pela primeira vez, com o selo FEEX de Lugares Incríveis para Trabalhar e de Clima Organizacional, emitido pela FIA Employee Experience. Além de reconhecer a dedicação dos 200 nossos colaboradores na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais agradável, também demonstra o empenho para que a empresa seja sempre referência também na prestação de serviços de saneamento à população.