Notícias
Voltado à formação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Projeto inicia na próxima segunda-feira (19), o período de inscrições para a primeira turma de iniciação profissional em eletromecânica. As candidaturas podem ser feitas até 30 de abril, no site da Fundação https://www.projetopescar.org.br/inscricoes. Implantado inicialmente em Canoas, o Pescar Metrosul também atenderá jovens de Cachoeirinha e Esteio na primeira edição do programa.
Interessados devem ter entre 16 e 19 anos, ensino médio completo ou em andamento, ou cursando a partir do 7° ano do ensino fundamental; renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; sem experiências no mercado formal de trabalho nem ter concluído ou cursando algum curso técnico ou profissionalizante. O processo para formação da turma, que contará com 10 alunos, é composto pela inscrição online, entrevistas com as famílias e jovens selecionados.
O começo das aulas está previsto para a primeira quinzena de junho, inicialmente de forma remota em função da pandemia. Nesse sentido, o articulador do projeto na Ambiental Metrosul, Mateus Gomes, explica que a empresa e a Fundação estão empenhadas em oferecer a melhor estrutura possível para o início das aulas. “Estamos pensando em todos os detalhes com muito carinho e cuidado para oferecer aos jovens uma estrutura de ensino adequada e, principalmente, segura, respeitando todos os protocolos”, ressalta. A Metrosul fornecerá todo o material necessário para o aprendizado.
O curso em eletromecânica terá duração de aproximadamente 11 meses, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, no turno da tarde. Posteriormente, as aulas serão ministradas no prédio da área de eletromecânica da empresa, em Canoas. Além disso, os alunos contarão com módulos complementares como inglês e espanhol básicos, excel e outros conteúdos de capacitação e desenvolvimento profissional disponibilizados pela plataforma de ensino do Grupo, a Academia Aegea.
Ambiental Metrosul e a Fundação Projeto Pescar firmaram a parceria para a implantação do primeiro curso de iniciação profissional do programa em janeiro deste ano, e para o Diretor-presidente da Metrosul, Ângelo Mendes, ver o projeto tomando forma é uma satisfação para todos. “Implantar o Pescar aqui no RS sempre foi um desejo nosso, que a Aegea recebeu de braços abertos. O orgulho em ser a primeira Unidade a oferecer uma formação desse tipo, tão importante e impactante na vida dos jovens, é proporcional ao tamanho da nossa responsabilidade social no meio em que atuamos”, salienta.