Arquivo de janeiro 26America/Sao_Paulo 2021

Ambiental Metrosul inicia limpeza em Decantadores

Postado por aegea-ppp em 26/jan/2021 - Sem Comentários

O processo consiste na remoção dos rejeitos acumulados nos decantadores, onde é feita a separação do resíduo líquido e do sólido durante o tratamento do esgoto. A decantação é a última fase do processo, em que a água fica sobre o lodo que, por ser mais denso, imerge no tanque. Esse resíduo é resultado da aeração, etapa onde há a degradação, por meio de micro-organismos, dos materiais sólidos existentes no esgoto.

O trabalho iniciou pela ETE Esteio e será estendido às demais estações da Região Metropolitana de Porto Alegre nos próximos meses. Indicada para evitar o acúmulo prolongado de lodo e outros detritos, a limpeza melhora a eficiência do processo de decantação dos resíduos que chegam às estações de tratamento uma vez que há uma carga orgânica menor a ser tratada, além de reduzir a proliferação de algas e, consequentemente, a produção de gás nitrogênio, contribuindo para a qualidade do efluente tratado que retorna aos recursos hídricos locais.

Reaproveitamento do Lodo

Depois do processo de decantação é originado o “lodo”, resíduo que precipita nos tanques. Para 2021, a Ambiental Metrosul pretende promover, junto ao meio acadêmico, projetos que estimulem o desenvolvimento de pesquisas e iniciativas que reaproveitem parte das cerca de 500 toneladas de lodo que saem mensalmente das ETEs da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa já faz a compostagem de parte do material que é utilizado como fertilizantes orgânicos em plantações e reflorestamento.

Metrosul e Fundação Pescar implantam escola técnica de formação para jovens

Postado por aegea-ppp em 13/jan/2021 - Sem Comentários

Marcando o início das atividades na sede própria, a Ambiental Metrosul firmou nesta quarta-feira (13), parceria com a Fundação Projeto Pescar, oficializando a implantação do programa na empresa. A assinatura do contrato aconteceu em Canoas, com a participação dos diretores da Metrosul, Ângelo Mendes e Fábio Arruda, e do responsável pela Captação e Expansão da Fundação, Marcelo Menna Barreto.

O objetivo do projeto é oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade social, habilidades e conhecimentos que oportunizem sua inserção no mercado de trabalho. Por meio da Unidade Projeto Pescar Ambiental Metrosul, os participantes receberão, gratuitamente, iniciação profissional em eletromecânica e possibilidade de contratação como Jovens Aprendizes pela Metrosul e outras empresas parceiras. O aprendizado proporciona, ainda, que os jovens possam atuar nas frentes de trabalho da própria empresa bem como no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre.

Como mantenedora do projeto, a Ambiental Metrosul será responsável por disponibilizar o espaço físico adequado, bem como os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades práticas e teóricas; fornecimento de transporte, alimentação, uniforme e materiais que serão utilizados ao longo do programa. Além disso, os alunos terão acesso a conteúdo da Academia Aegea, o portal de aprendizado do Grupo, com diversos cursos de capacitação e desenvolvimento profissional, oferecido aos colaboradores. À Fundação cabe, entre outras atribuições, a captação dos jovens, contratação e capacitação do Educador Social, além da definição de conteúdo e elaboração da metodologia que será aplicada.

Conforme o diretor presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes, é muito gratificante contar com uma parceria dessa magnitude já no começo dos trabalhos. “O Projeto Pescar esteve no nosso escopo de responsabilidade socioambiental desde que iniciamos a estruturação da empresa, em abril. Cientes da nossa responsabilidade social junto às comunidades onde atuamos, é com muita alegria que concretizamos esse desejo”, comenta. Já o diretor Fábio Arruda destaca que “o projeto também nos permitirá colocar em prática nosso programa de voluntariado, estimulando a participação dos profissionais que poderão oferecer um pouco de seu tempo e experiência na capacitação desses jovens.”

Para o representante da Fundação Projeto Pescar, Marcelo Menna Barreto, a parceria impactará na vida de muitos jovens e suas famílias. “O Pescar existe há quase 45 anos e é por meio de empresas socialmente responsáveis como a Ambiental Metrosul, empenhadas com a educação e em oportunizar condições de desenvolvimento pessoal e profissional, que conseguiremos transformar vidas e mudar o futuro do Brasil”, completa.

Implantação do projeto começa em Canoas

O prédio da área Eletromecânica da Metrosul, no bairro São José, foi o local escolhido para o começo do projeto, previsto para a segunda quinzena de março. O programa está em fase final de estruturação entre as instituições, e informações referentes às inscrições dos jovens para a composição da primeira turma, bem como detalhes do projeto, serão comunicados posteriormente. Nesta semana, a Fundação Pescar iniciou o processo para a contratação do Educador Social. Informações em https://www.projetopescar.org.br.

Além do Projeto Pescar, a Ambiental Metrosul contará com um extenso cronograma de programas socioambientais a partir de março, nos nove municípios atendidos pela Parceria Público-Privada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Por meio do Grupo Aegea, que já promove os programas nas demais unidades de negócio, serão implementados outros três projetos, adaptados pela Metrosul de acordo com as necessidades das regiões onde atua: De Olho no Óleo, que conscientiza sobre o descarte adequado e reaproveitamento do óleo de cozinha; o Portas Abertas permite aos alunos da rede pública de ensino conhecerem o processo de tratamento de esgoto até o retorno ao meio ambiente e o Afluentes, que promove a aproximação com as comunidades atendidas pela empresa para conhecer suas realidades e entender melhor as necessidades de cada região.

A destacar, ainda, que as ações e atuação da empresa serão focadas no apoio a projetos ligados ao meio ambiente e profissionalizante.

Ambiental Metrosul completa primeiro mês operando sistema de esgoto da RMPA

Postado por aegea-ppp em 04/jan/2021 - Sem Comentários

Na última sexta-feira, 1°, a Ambiental Metrosul completou o primeiro mês à frente dos serviços de coleta e tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela PPP da Corsan. A fim de agilizar os processos assumidos e avançar com sua atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre, a empresa mantém intensos os trabalhos programados. Ao longo deste primeiro ano de operação estão previstos, ainda, investimentos em novas tecnologias, hidrometria e telemetria, reforma e integração de sistemas, obras em edificações, entre outros.

Nos primeiros 30 dias de operação assistida – que segue até maio, quando a Metrosul assume plenamente os trabalhos – as equipes de campo realizaram, aproximadamente, mil atendimentos voltados à manutenção, reparo e desobstrução das redes de esgoto. Desses, 86% foram atendidos em um prazo médio de 24 horas.

Além das melhorias nas estações de tratamento e bombeamento, que acontecem desde o começo da operação, e estruturação do Centro de Controle Operacional, cujo monitoramento será ampliado no primeiro semestre deste ano, a Ambiental Metrosul já está promovendo a renovação do parque de hidrômetros – foram 3,1 mil equipamentos substituídos neste primeiro mês – e realizando as visitas porta a porta, quando as equipes fazem as vistorias dos sistemas de esgoto das residências e atuam na conscientização sobre a importância da coleta e tratamento. Nesse sentido, a empresa também já iniciou a aproximação com as associações de bairro e lideranças comunitárias para entender melhor a realidade da população dos locais atendidos pela Parceria, podendo agir mais pontualmente nas demandas dessas regiões.

Concomitantemente, a empresa trabalha nos projetos e licenças relacionadas às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que começam em 2022, por Canoas. Em até 11 anos, a Ambiental Metrosul vai expandir para mais de 87% o número de residências com a coleta e tratamento de esgoto na RMPA, beneficiando em torno de 1,7 milhão de pessoas.

A partir de março deste ano, a Metrosul também começa a colocar em prática seus programas socioambientais. As iniciativas, que contemplarão ações de conscientização e educação voltados à preservação do meio ambiente, serão desenvolvidas e aplicadas conforme as necessidades de cada localidade. Entre os projetos estão o Portas Abertas, que permitirá às comunidades atendidas pela PPP conhecer as instalações operacionais da empresa; De Olho no Óleo, que abordará o descarte correto do resíduo nas residências e alternativas de reutilização, além do Pescar, projeto que oferecerá para jovens em idade escolar e situação de vulnerabilidade social, formação na área de eletromecânica.

 

PRIMEIRO MÊS EM NÚMEROS

1 mil atendimentos realizados

3,1 mil hidrômetros trocados

Melhorias em 44 estações de tratamento e bombeamento

2 mil vistorias para liberação de rede

12,6 mil visitas porta a porta