Postado por aegea-ppp em 22/dez/2021 - Sem Comentários
Em torno de 80 crianças que residem nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Sumaré foram beneficiadas. A doação dos presentes aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), com a participação de colaboradores voluntários da empresa. A iniciativa marcou o encerramento da campanha interna de Natal que, durante o mês, mobilizou os colaboradores na arrecadação dos brinquedos.
Postado por aegea-ppp em 15/dez/2021 - Sem Comentários
Com as estações Gardenville e Prado, no bairro Neópolis, a Ambiental Metrosul amplia sua estrutura operacional, contribuindo ainda mais com a eficiência do sistema de bombeamento de esgoto no município. Aproximadamente 18 mil moradores dos residenciais Villarna e Prado serão atendidos pelas novas elevatórias que passam a direcionar os efluentes gerados nesses locais para as Estações de Tratamento Freeway e Parque dos Anjos, respectivamente.
Já com os sistemas de monitoramento interligados ao Centro de Controle Operacional da empresa, as estruturas contam, ainda, com poços de sucção, painéis elétricos de comando, duas bombas cada – sendo uma reserva, entre outros componentes.
Essenciais à operação de coleta de esgoto, as elevatórias bombeiam as águas residuais das redes de uma área mais baixa às estações de tratamento em níveis mais elevados. Além disso, também atuam como filtros, eliminando parte dos resíduos sólidos dos efluentes antes do tratamento.
Atualmente, a Ambiental Metrosul opera 13 Estações de Tratamento de Esgoto e 20 Estações Elevatórias em Gravataí. Ao longo do primeiro ano de atuação, uma série de melhorias foram realizadas a fim de aprimorar o sistema de esgotamento e, consequentemente, o atendimento à população da cidade. As unidades foram revitalizadas, painéis de comandos elétricos trocados e adequados, implantação de sete bombas reservas, trocas de cestos nas EBEs e limpeza dos leitos filtrantes de seis estações de tratamento fossa-filtro. Além disso, as equipes de serviços realizaram mais de 3,5 mil atendimentos voltados à manutenção das redes de esgoto no município.
Postado por aegea-ppp em 07/dez/2021 - Sem Comentários
Nas primeiras semanas, as trocas dos equipamentos com validade vencida, próxima de expirar ou avariados em função das condições de conservação estão concentradas nos bairros Mathias Velho, Igara, São José, Marechal Rondon, Centro, Fátima e São Luis. Ao longo dos meses, no entanto, os trabalhos serão estendidos às demais localidades do município. A Metrosul reforça à população que as trocas dos aparelhos nessas condições acontecem sem custo algum.
Os hidrômetros registram o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural, comprometendo o seu funcionamento. A substituição é uma recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, que determina em cinco anos a vida útil dos equipamentos.
De acordo com o Coordenador de Hidrometria da Ambiental Metrosul, Matheus Reato, a renovação do parque de hidrômetros é um dos compromissos assumidos junto à Parceria Público-Privada. “Estamos realizando as trocas há um ano com o objetivo de garantir maior precisão nos medidores. Assim, o usuário tem o controle exato de seu consumo e a cobrança fica mais justa, evitando pagar mais ou menos pelo mau funcionamento”, explica.
As trocas acontecem nos nove municípios da Região Metropolitana atendidos pela empresa e são realizados por equipes especializadas, devidamente identificadas e respeitando os protocolos de prevenção à Covid. A fim de orientar os moradores e reforçar a importância dos trabalhos, material informativo está sendo entregue nas residências onde acontecerão as trocas.
Em Canoas, em torno de 15,5 mil hidrômetros já foram substituídos desde o começo da operação, em dezembro de 2020. Até junho de 2022, serão 206 mil trocas nas nove cidades.