Notícias
A capacitação é destinada ao público feminino e tem foco na Ligação Intradomiciliar de Esgoto. O objetivo é habilitar encanadoras para executarem esse tipo de intervenção, de acordo com os padrões técnicos exigidos pela empresa e pela parceira Corsan. A intradomiciliar é um sistema interno pelo qual o esgoto gerado na residência é direcionado à caixa de inspeção na calçada, conectado à rede pública.
A formação foi idealizada para suprir uma necessidade identificada pela empresa ao longo deste primeiro ano de atuação, quando os proprietários dos imóveis, responsáveis por essa ligação, manifestaram dificuldades em fazer o sistema ou encontrar profissionais habilitados para tal. As 18 alunas inscritas também receberão orientações sobre conserto de rede e ligação de ramal predial de água e esgoto.
Estruturado especialmente para esse público, o curso, que integrará o escopo de projetos socioambientais da Ambiental Metrosul, abordará desde os materiais necessários à ligação e como ela deve ser executada, bem como informações sobre a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto e como o sistema deve ser utilizado de forma adequada. A primeira turma será em Esteio e, posteriormente, o curso será implementado nas demais cidades atendidas pela empresa.
Parceiros
O município de Esteio receberá o piloto do projeto que, em sua primeira edição, terá carga horária de 6 horas. As Secretarias Municipais de Cidadania e Direitos Humanos e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, são responsáveis pelo local das aulas e indicação das alunas. A Ambiental Metrosul disponibilizará todo o material didático, além do ferramental necessário para que as alunas saiam da formação com tudo o que precisam para começarem a trabalhar. Um profissional da empresa parceira LM Construções vai ministrar as aulas.
A expectativa é de que cada vez mais mulheres se interessem pelo saneamento e, naturalmente, busquem seu espaço. “Já temos a experiência de profissionais atuando na nossa área de hidrometria e a aceitação da população é muito positiva. Queremos expandir essa presença também para outras funções que ainda são essencialmente desenvolvidas pelos homens”, conclui o Diretor Presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes.
*A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira, 28, na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Anísio Texeira, em Esteio. O evento contará com a presença dos diretores da empresa e Secretários Municipais da Cidadania e Ação Social e Desenvolvimento e Meio Ambiente.