Postado por aegea-ppp em 25/set/2020 - Sem Comentários
Com o início da operação assistida no início deste mês, a Ambiental Metrosul realiza os primeiros trabalhos de mapeamento de ativos das estruturas que a Corsan está transferindo para a empresa.
O trabalho tem por objetivo garantir a qualidade do serviço para o cliente através do cuidado preventivo do bem (bombas, painéis, sopradores, entre outros). O levantamento está acontecendo com a utilização de tecnologias de ponta, juntamente com o que há de mais moderno em termos de captura e processamento de imagens. Tudo orientado pelo que há de mais avançado 3D BIM e a ISSO 55.001 de gestão de ativos.
O trabalho é feito em duas frentes por meio de um sistema inédito no país, que digitaliza os ativos e os categoriza em um banco de dados. Enquanto uma equipe identifica e marca cada ativo com uma placa em QR code, especialistas coletam imagens em alta definição com a ajuda de drones fazendo a cobertura completa das mais de 90 Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto.
Em seguida, as informações coletadas são cruzadas e processadas compondo um banco de dados que mostra onde está o ativo, de que tipo ele é, quantos são e se estão funcionando corretamente. Por fim, são gerados modelos tridimensionais de todas as instalações e informações que são facilmente acessados pelos especialistas através de aplicativo.
Esse sistema é o “Infra Inteligente”, desenvolvido pela AEGEA e finalista na categoria Avanços Digitais em Entrega de Projetos no Prêmio Year in Infrastructure 2020. Promovida pela Bentley, a premiação é considerada o “Oscar” da Infraestrutura Mundial.
Postado por aegea-ppp em 14/set/2020 - Sem Comentários
O Presidente da Corsan, Roberto Barbuti, o Diretor-presidente e o diretor-executivo da Metrosul, Ângelo Augusto Mendes e Fábio Arruda, cumpriram, na última semana, roteiro de reuniões em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. Os encontros marcam o início dos trabalhos de universalização do tratamento do esgoto sanitário na área de abrangência da PPP. O objetivo das reuniões foi o de apresentar a empresa e sua equipe aos gestores municipais bem como alinhar os detalhes dos trabalhos iniciais.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, acompanhou a agenda no município de Canoas, cidade escolhida para a instalação da sede da empresa.
Desde o dia primeiro de setembro, as duas empresas, Corsan e Metrosul trabalham na transferência operacional que é dividida em duas etapas: na primeira, a operação é feita pela Corsan com o acompanhamento pela Metrosul. Logo depois, de dezembro deste ano até meados de 2021, a operação passa a ser feita pela Metrosul, com o apoio e a supervisão da Corsan. A partir de então, a empresa parceira assumirá integralmente o serviço.
Ela será responsável por operar, ampliar e construir a infraestrutura para a universalização do tratamento do esgoto sanitário nas nove cidades, dentro dos 35 anos de duração da PPP. A relação comercial global, assim como o tratamento e a distribuição de água, permanece com a Corsan.
A PPP da RMPA possibilitará a universalização do tratamento do esgoto sanitário em nove municípios (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão), beneficiando diretamente 1,7 milhão de pessoas e contribuindo para a qualidade ambiental da região mais populosa do Estado.
A Ambiental Metrosul é uma empresa do Grupo Aegea Saneamento, uma companhia brasileira que gerencia ativos de saneamento em 57 municípios de 12 estados brasileiros atendendo 8,9 milhões de pessoas. Saiba mais sobre o grupo em www.aegea.com.br.