Postado por aegea-ppp em 24/maio/2022 -
As oficinas preparatórias do Respeito às Diferenças aconteceram na última semana, mobilizando educadores de aproximadamente 20 instituições de ensino de ambos os municípios. Produzida pela Horizonte com o apoio do Instituto Aegea e Ambiental Metrosul, a iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura, a produção textual e de ilustrações dos alunos, promovendo a autoestima e a relação de pertencimento dos estudantes com a escola.
Nos encontros, os professores de quarto e quinto anos do ensino fundamental receberam formação no gênero literário cartas, tendo como reflexão principal o tema respeito às diferenças. Com metodologias pedagógicas alinhadas a competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os participantes receberam um guia de orientação literária, com sugestões de atividades para aplicação em sala de aula.
Esses conhecimentos serão desenvolvidos com as turmas a fim de resgatar a magia da escrita de cartas, incentivando a criatividade e imaginação dos estudantes que deverão desenvolver seus próprios trabalhos. Em julho, as melhores produções de cada escola serão enviadas para as secretarias municipais de educação e uma comissão julgadora composta pelos profissionais da Horizonte definirá os trabalhos publicados em livro e também no site do projeto https://respeitoasdiferencas.com.br. A previsão é de que os exemplares cheguem nas escolas participantes em setembro deste ano.
Além de Canoas e Esteio, outros municípios brasileiros atendidos por empresas do Grupo Aegea também estão recebendo o Projeto Respeito às Diferenças: Diamantino, Pedra Petra e Sorriso – Mato Grosso; Cariacica e Serra – Espírito Santo; Matão e Piracicaba – São Paulo e Teresina – Piauí.
Postado por aegea-ppp em 11/maio/2022 - Sem Comentários
Usuários que não responderam a notificação enviada pela Corsan poderão ter o abastecimento suspenso a partir desta quinta-feira
Mais de 27 mil hidrômetros com tempo de uso superior a cinco anos ainda precisam ser substituídos na Região Metropolitana de Porto Alegre. A determinação é do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, que atesta ser esse o período de validade para o bom funcionamento do aparelho.
As residências que seguem com os equipamentos impróprios mesmo após as pelo menos duas tentativas de troca, e que contrariam as resoluções 467/2018 da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – Agergs e 003/2021 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul – Agesan, estão sujeitas à suspensão do abastecimento de água.
Os usuários que receberam a notificação da Corsan há 30 dias e não se manifestaram nesse prazo poderão ter o corte efetivado já a partir desta quinta-feira (12). Se isso ocorrer, devem buscar os canais de atendimento da Companhia para agendar a troca do HD e então solicitar o restabelecimento do serviço.
O Coordenador de Hidrometria da Ambiental Metrosul, Matheus Reato, destaca que as equipes seguem realizando, gratuitamente, a troca dos hidrômetros antigos por equipamentos mais modernos nos nove municípios atendidos pela Metrosul. “Todos os profissionais estão identificados e com a ordem para a execução dos serviços. Qualquer dúvida ou informação, o usuário deve contatar a Corsan em seus canais digitais de atendimento ou no telefone 0800 646.6444”, reforça. Mais de 182 mil HDs já foram trocados pela empresa desde dezembro de 2020.